Pão Australiano sem Glúten

Sabe aquele pãozinho do Outback, que quando você chega morrendo de fome, ele chega quentinho com uma manteiga deliciosa!
Pensei que nunca mais eu iria comer de novo??? Não!!
Testamos diversas receitas e chegamos no sabor do pão australiano que conquistou o Brasil e na versão sem glúten e sem lácteos.

Ingredientes:
📌2 xícaras de mix Pan da Schar ou
Mix farinha sem gluten (1 xícara de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de fécula de batata, 3 colheres sopa de polvilho doce, 1 colher sopa bem cheia de amido de milho, 1/2 colher de sobremesa de goma xantana);
📌1 ovo;
📌3 colheres sopa de açúcar mascavo;
📌1 colher e 1/2 de sopa de cacau 50% (importante essa proporção para sabor e coloração);
📌1 colher de sobremesa de sal;
📌1 colher de sopa de fermento biológico;
📌3 colheres de sopa de mel;
📌1/4 limão siciliano espremido;
📌1/2 colher sobremesa fermento químico (opcional,se você morar em cidade de temperatura ambiente fria);
📌3 colheres de óleo;
📌180 ml de água morna.

PS: Se preferir o pão menos doce, retire 1 colher de mel e 1 colher de mascavo! Mas o pão fica fotinho e uma delícia!!

Separe os ingredientes secos e depois adicione aos poucos os líquidos. Polvilhe na forma fubá. Bata na batedeira por 5 à 7 minutos para misturar bem a massa, cubra com um pano para a fermentação por no máximo 40 minutos. Pré-aqueça o forno à 200 graus e asse por 25 à 30 minutos aproximadamente, até o palito sair seco. Aguarde ele esfriar completamente e depois corte as fatias.
A panificação sem glúten é mais densa, para saborear perfeitamente seu pão, coloque no forno para ficar macio e crocante. Aproveite!!

Um comentário em “Pão Australiano sem Glúten

  1. Substituí o 1/4 de limão siciliano por 2 limões taiti. Deixei cair alguns “grumos” do limão. Fiz a receita hoje. Ficou simplesmente DI-VI-NA!!! Não consigo acreditar que não contém glúten e nem lactose. O pão ficou macio por dentro, crocante por fora, enfim. Perfeito! Achei a questão açúcar-sal muito equilibrada. Posso comer com geleia ou fazer um sanduíche. Muuuuuito obrigada por essa receita incrível!

Deixe um comentário